"É a enfermagem exercendo o seu papel"

Aqui você vai encontrar informações, dicas de prevenção, orientações de como cuidar melhor de sua saúde, entrevistas, espaço para perguntas. E nós vamos fazer o possível para diminuir suas dúvidas na busca por uma vida mais saudável.

domingo, 5 de março de 2023

BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU DE GM EM AÇÃO: PORQUE O SAMU TAMBÉM É PREVENÇÃO


BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU DE GM EM AÇÃO: PORQUE O SAMU TAMBÉM É PREVENÇÃO

Dentre todos os acionamentos do SAMU, com certeza os traumas tem prevalência. Dentre as situações de traumas estão incluídos: quedas variadas, PAF, PAB, agressão física, acidentes de automobilístico e principalmente de moto. Este último tem sido uma crescente em nossa sociedade pela facilidade com a qual as pessoas tem em adquirir o veículo, o seu fácil manuseio, falta de fiscalização e principalmente falta de conscientização das pessoas diante das medidas preventivas essenciais, como o uso de capacete, controle da velocidade, não beber quando na necessidade de uso do veículo, não uso do celular. É compreensível a necessidade da mobilidade através da moto, diante do menor custo de combustível e praticidade, no entanto, diante das atitudes inconsequentes que temos visto, nossos índices de acidente com moto estão numa crescente e principalmente com a falta de uso de capacete. Nesse contexto, nossa equipe tem assumido o compromisso de atuar não só na assistência direta a essas e outras ocorrências (papel original do Serviço Móvel de Urgência e Emergência), bem como, priorizar também as ações preventivas. 

Um acidente de trânsito e mais especificamente com moto, não se resume ao acidente em si, ao fato ocorrido, à apenas as consequências físicas do trauma. Vai além, causando traumas psicológicos, desestruturação de uma família e até mais de uma quando na existência de colisão com outro veículo. Um sinistro como esse onera em muito o Sistema Único de Saúde, indo do contexto hospitalar até a continuação da assistência através dos serviços municipais de saúde, da assistência social seja através dos benefícios financeiros, como também para garantir a subsistência da família e da própria vítima, tendo em vista que o mesmo passará por longo período sem uma atividade laboral e sendo ele muitas vezes um dos provedores da família.

Dessa forma, não cabe mais normalizar a perda de vidas através de situações que podem ser evitadas; não cabe mais a falta de diálogo sobre esse tema; não cabe mais não responsabilizar a quem por direito; não cabe mais fiscalizações rasas; não cabe mais a falta de conscientização por conivência. As leis existem para normatizar, organizar e proteger. Não deveriam ser utilizadas como regra, se a população usasse de toda as orientações que são disponibilizadas, buscasse ter o entendimento que o uso dos equipamentos de proteção individual é obrigatório para garantir a própria proteção e do coletivo e dessa forma a aplicação das leis se tornariam raras exceções.

Vamos seguir nesse trabalho de educação, orientação, sensibilização com a nossa população, com o intuito de prevenção ao acidente de trânsito, para que nenhuma família precise sofrer a gama de consequências que se sucedem à ele.

De janeiro/2023 até aqui já fizemos palestras, lives, panfletagem na BR 101, entrevistas e vamos seguir com diálogo nas comunidades através das associações, igrejas, escolas onde queiram nos acolher e também levando outro tema de suma importância que são as Noções Básicas de Primeiros Socorros.


,



Enfa.Márcia Rezende

Coordenadora da Base Descentralizado do SAMU de Gov. Mangabeira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário