"É a enfermagem exercendo o seu papel"

Aqui você vai encontrar informações, dicas de prevenção, orientações de como cuidar melhor de sua saúde, entrevistas, espaço para perguntas. E nós vamos fazer o possível para diminuir suas dúvidas na busca por uma vida mais saudável.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cidadania, precisamos exercê-la!




Cidadania (do latim, civitas, "cidade")1 é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.2
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto).3 No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.4

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania

Portanto exercício da CIDADANIA é politica, e não politicagem, temos o direito e o dever de exercê-la. Passamos uma boa parte do tempo criticando as ações ou a falta de ações políticas da alta cúpula dos governos Estadual e Federal, ficamos indignados, reclamamos de cá de longe, mas já nos damos por satisfeitos, afinal, de lá ninguém sabe quem está dizendo o quê. Porém nada fazemos de efetivo para mudar situações gritantes que infringem diretamente aos nossos direitos.
Vivemos há algum tempo em nosso município realidades que nos atingem direta e indiretamente. E aí? Nosso grito tem que ser visto como politicagem, como ânsia pelo poder? Desde quando a desonestidade, a improbidade passam a ter duas verdades, dois sentidos, dois significados? Mas na verdade é que aqui de perto cada um tem que deixar o interesse próprio de lado e se mostrar, não dá pra se esconder. E aí o caso passa a não ser bem assim...pode ter sido engano...a história tá mal contada.
Precisamos nos envolver sim. O nosso município tem outras histórias para serem veiculadas, que não apenas assaltos, assassinatos, escândalos. Nisso não precisamos ser iguais ao outros. Chega!




Nenhum comentário:

Postar um comentário